top of page
logo d.png
CREMESP 154358 | RQE 98518
fundo verde g.png
logo curso branca.png

Altas Habilidades e Superdotação (AHSD): Os segredos por trás do diagnóstico e tratamento.

VOCÊ REALMENTE SABE DIAGNOSTICAR E TRATAR ESSES PERFIS DE PACIENTE?

INTELIGÊNCIA NADA ARTIFICIAL é muito mais que um curso, é uma METODOLOGIA COMPLETA que vai projetar sua carreira profissional para outro nível.

10

Palestrantes Especialistas

12

Aulas Exclusivas

+24h

de conteúdo

Vagas

limitadas

Com 24 horas de carga horária, 10 palestrantes renomados e um material exclusivo, o INTELIGÊNCIA NADA ARTIFICIAL é a melhor formação para profissionais que desejam:

✓ Tornar-se referência em Altas Habilidades e Superdotação
✓ Atuar com segurança e autoridade, evitando diagnósticos incorretos e equivocados
✓ Ter um diferencial competitivo no mercado de saúde e educação
✓ Ajudar pacientes e alunos a desbloquar seu verdadeiro potencial

Este curso é para profissionais que querem se DIFERENCIAR E DOMINAR um dos CONHECIMENTOS mais ESCASSOS e VALIOSOS do mercado.

fundo verde g.png

O DIAGNÓSTICO CORRETO TRANSFORMA VIDAS!

Quantos pacientes e alunos você já viu com DIAGNÓSTICOS de TDAH, TEA, ansiedade, depressão, burnout de repetição ou até transtorno bipolar, quando na verdade são AHSD?

O que acontece quando o
PACIENTE AHSD NÃO É DIAGNOSTICADO OU TRATADO ADEQUADAMENTE...


| Frustração e Baixa autoestima
| Isolamento Social e Dificuldade de relacionamentos
| Risco de Burnout e transtornos mentais
| Exclusão e dificuldade na vida escolar e profissional
| Maior propensão a problemas na saúde física
| Maior propensão ao uso de drogas, medicamentos de abuso e suicídio

A superdotação ainda é um território pouco explorado, e muitos profissionais têm dificuldades de DIAGNOSTICAR e TRATAR CORRETAMENTE.
Se você atua na área da saúde e educação, este curso é
ESSENCIAL para a sua carreira.

O INAINTELIGÊNCIA NADA ARTIFICIAL foi desenvolvido pela médica psiquiatra Dra. Verônica Lazzari, baseada em evidências científicas e em suas experiências clínicas práticas, e toda sua bagagem de formações e pós-graduações em mais de 15 anos de atuação na área.


O QUE TORNA ESSA METODOLOGIA DIFERENTE E ÚNICA?

Abordagem Profunda e Multidisciplinar: Vai muito além do QI, analisando corpo, mente, emoções e contexto social do paciente;
Diagnóstico Correto,  Evitando Erros Comuns: Diferencia AHSD de TDAH, TEA e outros transtornos, tanto como diagnóstico diferencial, como comorbidade, garantindo que o paciente receba o tratamento e direcionamento terapêutico certo;
Estratégias Terapêuticas e Educacionais Aplicáveis: Ensina como criar planos de atendimento e educação personalizados (PEI), favorecendo o desenvolvimento do paciente;
Metodologia Integrativa: Explora abordagens complementares como mindfulness, condições clínicas associadas (como doenças imunológicas e estresse crônico);
Aplicação Imediata na Prática Clínica e Educacional: O curso não é apenas teórico, mas ensina como aplicar cada conceito no dia a dia profissional.

fundo curso.png

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

| Diagnóstico correto: vá além do QI e compreenda a superdotação em sua totalidade
| Inclusão escolar: como integrar AHSD e a dupla excepcionalidade no ambiente educacional
| Funcionamento cerebral e corporal: entenda o AHSD de forma profunda
| Diferenças entre AHSD, TDAH e TEA: como identificar cada um e evitar diagnósticos errôneos
| Estresse e saúde mental: tipos de estresse e abordagens terapêuticas eficazes
| Aspectos jurídicos e laudos: diretrizes essenciais para a prática profissional
Abordagens terapêuticas indicadas: psicoterapias mais efetivas, homeopatia, mindfulness e inteligência emocional aplicada

PROGRAMAÇÃO

vero programação_edited.jpg

Dra. Verônica Lazzari

Psiquiatra

10/03/2025 | Abertura

Altas habilidades e superdotação: conhecendo esse universo neurodivergente

Conceitos de inteligência

Como funciona o corpo e o cérebro de um AHSD

Dupla excepcionalidade

Como fazer o diagnóstico diferencial com outros quadros psiquiátricos

Currículo da Palestrante Psiquiatra CREMESP 154358 RQE 98518 Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental Formação em Psiquiatria da Infância e Adolescência Pós-graduada em Bases da Saúde Integrativa pelo Einstein Formação em Psicoterapia para adultos neurodivergentes Formação em Fundamentos de Psicologia Analítica I e II pela SBPA

  • icons8-instagram-500 (1)
  • icons8-linkedin-500 (1)
WhatsApp Image 2025-02-06 at 23.01.28.jpeg

Psi. Ms. Renata Nunes

Psicóloga

17/03/2025

A importância da Avaliação Neuropsicológica na identificação de AHSD e nos diagnósticos diferenciais

O que é e para que serve a Avaliação Neuropsicológica 
Como avaliar AHSD, só o QI basta?
Como escolher a bateria de testes psicológicos, que construtos devem ser avaliados 
O que envolve uma avaliação, passos a serem seguidos 
⁠Dupla Excepcionalidade e seus desdobramentos 
A importância da análise clínica para um bom fechamento/conclusão

Currículo da Palestrante MCRP 01/19312 Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO Especialista em Psicologia Fenomenológica Existencial pelo IFEN – Rio de Janeiro Pós-graduada em Terapia de Família pela Universidade Cândido Mendes - Rio Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Educação - IEPSE Especialista em Reabilitação Neuropsicológica e Processos Cognitivos pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG Neuropsicóloga associada à Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNp Capacitação em Altas Habilidades pelo Programa de Incentivo ao Potencial Criador do Aluno Superdotado – PIPoCAS do Instituto Virgolim

  • icons8-instagram-500 (1)
WhatsApp Image 2025-02-06 at 23.01.00.jpeg

Ms. Fernanda Azevedo

Neuropsicopedagoga

31/03/2025

Neurodivergências e Inclusão Escolar

O papel da avaliação neuropsicopedagógica com identificação de neurodivergências na avaliação multiprofissional

Avaliar para incluir: como a avaliação neuropsicopedagógica pode auxiliar no processo inclusivo

O que é incluir e como deve ser feito o processo de inclusão escolar

O PEI - Plano de Ensino Individualizado como documento norteador da inclusão

Adaptação curricular para as defasagens e/ou facilidades de aprendizagem

Enriquecimento ou aceleração: qual a melhor opção para o aluno superdotado e/ou altamente habilidoso?

Currículo da Palestrante Mestre em Educação pela UnB, com ênfase de pesquisa em Altas Habilidades e/ou Superdotação Cursou no Mestrado da USP- Instituto de Psicologia, como aluna especial - Psicolinguística Cognitiva: Desenvolvimento e Distúrbios de Linguagem Oral e de Sinais, e de Leitura e Escrita Cursou na UFMG, no Mestrado de Psicologia como aluna especial, Neuropsicologia do Desenvolvimento Cursou extensão em Tópicos Cognição: Inteligência, Motivação, Criatividade – UnB Extensão em Neurociência – USP Neuropsicopedagoga Clínica, CENSUPEG e Psicomotricista, UniBF Especialista em Altas Habilidades/Superdotação – UniBF Especialista em Educação Especial – UniBF Especialista em TEA - Transtorno do Espectro do Autismo, UniBF Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional, Supervisão Pedagógica e Disciplinas Metodológicas, UBM – RJ Graduação em Normal Superior, habilitação em Educação Infantil Experiência escolar e clínica com 20 anos de atuação Neuropsicopedagoga associada à Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp Autora de livro infantil sobre altas habilidades e/ou superdotação e coautora de três livros Palestrante Professora de Pós-graduação Mãe de um casal de filhos com dupla condição

  • icons8-instagram-500 (1)
WhatsApp Image 2025-02-06 at 23.02.44.jpeg

Psi. Laura Visintainer Chesini

Psicóloga

14/04/2025

AHSD, TDAH e TEA: Definições, Diagnóstico e Especificadores Essenciais

Compreender os fundamentos que envolvem os transtornos de neurodesenvolvimento TEA e TDAH dentro do contexto cognitivo comportamental

Especificadores de cada condição para avaliação de diagnóstico diferencial.

Abordagem de técnicas para manejo de comportamentos e habilidades a serem desenvolvidas ou potencializadas.

Currículo da Palestrante CRP 07/36314 Psicóloga clínica, autista e com TDAH Base teórica nas terapias cognitivas e comportamentais Especialista em Terapias por Contingências de Reforçamento e capacitação em TDAH Formação em PBE Cursando especialização em Psicoterapia para adultos neurodivergentes e pós-graduação em TCC Atua nas temáticas de TDAH, TEA, AHSD, rotina, organização de hábitos saudáveis, procrastinação e bem-estar

  • icons8-instagram-500 (1)
IMG_7570 2.JPG

Dra. Carine Petry

Otorrino

28/04/2025

Neuroinflamação e Neurodivergência: O Papel da Síndrome de Ativação dos Mastócitos

Introdução à Neurodivergência
Neuroinflamação: Conceitos Básicos
Síndrome de Ativação dos Mastócitos (SAM)
Fisiopatologia da Neuroinflamação no Cérebro Neurodivergente
Causas e Fatores de Risco

Avaliação da Neuroinflamação e da SAM

Condução e Manejo Clínico

Prevenção e Cuidados Continuados

Discussão e Estudos de Caso

Currículo da Palestrante CRMDF 15342 RQE 16243 / 12865 Médica Otorrinolaringologista e Pediatra , especialização em Medicina do Sono Mestrado pela Pucrs Formação em medicina ortomolecular e medicina funcional integrativa Pós - Graduanda e professora da pós graduação em Longevidade Saudável - Dr Italo Rachid

  • icons8-instagram-500 (1)
Bruna-1350-FAV.jpg

Dra. Bruna Braga

Nutróloga

05/05/2025

Estresse Crônico e Abordagem Integrativa no Contexto AHSD/TEA/TDAH

​O impacto do estresse crônico no neurodesenvolvimento

Estresse Crônico e o Sistema Neuroendócrino

- Eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HHA) e a resposta ao estresse

- Relação entre cortisol, neuroinflamação e desregulação neuronal

- Disbiose intestinal e sua influência no eixo intestino-cérebro

Características Específicas do Estresse em AHSD, TEA e TDAH

- TEA: hipersensibilidades sensoriais e desregulação do cortisol

- TDAH: impacto do estresse na dopamina e noradrenalina

- AHSD: superexcitabilidade e vulnerabilidade ao burnout

Abordagem Integrativa para o Manejo do Estresse

- Estratégias nutricionais e suplementação para modulação do cortisol e neuroinflamação

- Sono e ritmos circadianos na regulação do eixo HHA

- Técnicas de regulação do sistema nervoso autônomo (HRV, biofeedback, mindfulness)

- Atividade física como ferramenta terapêutica no controle do estresse

Currículo da Palestrante Médica Nutróloga Titulada pela Associação Brasileira de Nutrologia e AMB – CRM: 75893 RQE: 56081 Especialização em Endocrinologia e Metabologia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Pós-graduação em Prática Ortomolecular e Nutrigenômica – FAPES Pós-graduação em Medicina Integrativa e Funcional nos transtornos do neurodesenvolvimento - TEA e TDAH Formação em Modulação Intestinal Formação em Medicina Funcional Integrativa

  • icons8-instagram-500 (1)
Andreia Neves.jpg

Andreia Kochanny de Freitas Neves

Advogada

19/05/2025

Aspectos Jurídicos Práticos na Superdotação/Altas Habilidades

Diretrizes da LDB para alunos com neurodivergência

Histórico da Legislação no Brasil

Conceituação e nomenclatura

Profissionais especializados e sugestões sobre laudos que embasam, quando necessário, a aceleração

Compartilhamento de experiências

Currículo da Palestrante OAB/PR 31.137 Advogada especializada em direito de família e sucessões, direito educacional, direito empresarial/societário, mediação e negociação Graduação em Direito – Universidade Católica do Paraná – Curitiba/PR 1996 – 2000 Curso de Especialização em Direito Societário – UNICENP – Curitiba/PR – 2004 Especialista em Direito Processual Civil – Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar – Curitiba/PR – 2008 Especialista em Direito Público – ESMAFE/UNICESUMAR – Curitiba/PR – 2015 Formação em Mediação Judicial TJ/PR – 2016 Formação em Mediação Extrajudicial ADR/ODR – IMAP Instituto de Mediação Arbitragem de Portugal – 2022 Atualização em Mediação Familiar – IMAP Instituto de Mediação Arbitragem de Portugal – 2022 Advocacia e Mediação – IMAP Instituto de Mediação Arbitragem de Portugal – 2022

  • icons8-linkedin-500 (1)
WhatsApp Image 2025-02-06 at 23.03.36.jpeg

Psi. Ricardo Leão

Psicólogo

02/06/2025

A Insustentável Leveza da AHSD: Pelas lentes da Terapia do Esquema

Bases teóricas da Terapia do Esquema
O conceito de Esquemas Iniciais Desadaptativos
Intersecção entre Altas Habilidades/Superdotação e a Terapia do Esquema

Currículo do Palestrante Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva Professor e supervisor clínico no Laboratório de Psicoterapia Avançado (LPA) Pós-graduação em Habilidades Sociais pelo Instituto Del Prette Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Wainer Psicologia Cognitiva

    vero programação_edited.jpg

    Dra. Verônica Lazzari

    Psiquiatra

    16/06/2025

    Mindfulness, autocompaixão e lovingkindness: Como aprender com o amor e aceitação

    O que é mindfulness, autocompaixão e lovingkindness?
    Como abordar essas técnicas com pacientes, auxiliando inclusive nas suas comorbidades
    Treinamento de técnicas

    Currículo da Palestrante Psiquiatra CREMESP 154358 RQE 98518 Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental Formação em Psiquiatria da Infância e Adolescência Pós-graduada em Bases da Saúde Integrativa pelo Einstein Formação em Psicoterapia para adultos neurodivergentes Formação em Fundamentos de Psicologia Analítica I e II pela SBPA

    • icons8-instagram-500 (1)
    • icons8-linkedin-500 (1)
    WhatsApp Image 2025-02-06 at 23.00.36.jpeg

    Ms. Psi. Damião Silva

    Psicólogo

    30/06/2025

    Superdotação: Assincronias, Sobreexcitabilidades e Inteligência Emocional

    Assincronias no Desenvolvimento

    Conceito de desenvolvimento assincrônico.

    Desafios no desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

    Impactos na autoimagem e nas relações interpessoais.

    Sobreexcitabilidades na Superdotação

    Teoria das Sobreexcitabilidades de Dabrowski.
    Tipos de sobreexcitabilidades (psicomotora, sensorial, imaginativa, intelectual e emocional).

    Estratégias para manejar as sobreexcitabilidades no contexto escolar e familiar.

    Inteligência Emocional e Regulação Afetiva

    Conceito de Inteligência Emocional e sua relação com a superdotação.
    Habilidades de reconhecimento e regulação emocional.

    Estratégias de fortalecimento da resiliência emocional.

     Estudo de caso

    Currículo do Palestrante CRP 06/112384 Psicólogo, neuropsicólogo, pedagogo, escritor e palestrante Mestre em Avaliação Psicológica Especialista em Educação Inclusiva, em Análise do Comportamento e TEA e em Altas Habilidades/Superdotação Curso internacional Máster en Altas Capacidades y Desarrollo del Talento Doutorando em Ciência, Tecnologia e Inclusão

    • icons8-instagram-500 (1)
    WhatsApp Image 2025-02-12 at 17.39.43.jpeg

    Dr. Fernando Fransolin

    Homeopata

    07/07/2025

    Homeopatia nas Altas Habilidades e Superdotação 

    A visão Terapêutica Homeopátia Integral no SD/AH
    Abordagem e manejo dos traumas emocionais
    Neuromodulação na supraexcitabilidade
    Consciência   e equilíbrio na Desfragmentação Positiva
    ⁠Homesostase Imunológica e Efeitos “colaterais “da Homeopatia

    Currículo do Palestrante Homeopatia nas Altas habilidades/ Superdotação: Um caminho Seguro para o equilíbrio Bio – Psco- Emocional. Dr Fernando Fransolin Peres- CRM 15021-Pr Médico Homeopata CQE 14.752 -Pr Professor da Escola Homeopática de Curitiba Dr. Javier Salvador Gamarra - EHC Coordenador ambulatório Médico Homeopático- Homeopatia na Superdotação - EHC Presidente da Fundação Médica de Estudos Homeopáticos do Paraná- FMHPr Conselheiro da Câmera Técnica de Homeopatia do CRM -PR Membro da Diretoria da Associação Médica Homeopática do Paraná. Membro da Liga Médica Homeopática Internacional -LMHI

    • icons8-instagram-500 (1)
    • icons8-linkedin-500 (1)
    vero programação_edited.jpg

    Dra. Verônica Lazzari

    Psiquiatra

    21/07/2025

    Vivendo e compreendendo a superdotação: Da infância à vida adulta, um universo de possibilidades

    Um olhar cuidadoso sobre o paciente AHSD

    Compreendendo a história e trajetória 

    Como saber qual é e quando é o momento certo de viver o potencial e talento?

    É possível escrever uma história de diferente?
    O encontro do Ego com o Self no diagnóstico tardio

    Encerramento

    Currículo da Palestrante Psiquiatra CREMESP 154358 RQE 98518 Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental Formação em Psiquiatria da Infância e Adolescência Pós-graduada em Bases da Saúde Integrativa pelo Einstein Formação em Psicoterapia para adultos neurodivergentes Formação em Fundamentos de Psicologia Analítica I e II pela SBPA

    • icons8-instagram-500 (1)
    • icons8-linkedin-500 (1)

    METODOLOGIA E FORMATO DO CURSO

    | Aulas ao vivo e on-line, para assistir de onde estiver.

    | Aulas gravadas, disponíveis por 30 dias.

    | Área de Membros com materiais exclusivos.

    | Espaço para troca de ideias e experiências

    | Certificado de Conclusão para enriquecer seu currículo.

    AS VAGAS PARA ESTA TURMA SÃO LIMITADAS!

    Garanta sua inscrição AGORA e seja um profissional capacitado para atender pacientes AHSD com EXCELÊNCIA.

    A decisão está em suas mãos: continuar no padrão ou se tornar um especialista de verdade?

    fundo verde g.png
    Artes Banners VL.png

    De seres humanos para seres humanos.

    Artes Banners VL.png
    beija flor rodapé.png
    logo branca.png

    CREMESP 154358 RQE 98518

    CONTATO
    (11) 91611-3131

    INSCREVA-SE NA NEWSLETTER

    • icons8-instagram-500
    • icons8-whatsapp-500
    • icons8-linkedin-500
    bottom of page